25/06/2019, 07:48

Denise Cursino

Coluna do Tursimo Paulista de Jarbas Favoretto

A CIDADE ILHA

Com 130 km de costa, Ilhabela oferece 39 praias paradisíacas, incluindo a praia de Castelhanos, considerada uma das dez mais bonitas do Brasil.

Ilhabela é uma das maiores ilhas oceânicas brasileiras, separada do continente pelo Canal de São Sebastião e com acesso via balsas. Rica em natureza, ela é uma ilha com hidrografia e relevo privilegiados e conta com inúmeras opções de descanso, lazer e entretenimento.

Se você preferir um hotel aconchegante, de luxo e tratamento carinhoso, encravado na encosta do morro para obter uma visão ampla do mar, você se hospede no ‘Hotel Guanumbís’. Se preferir ficar próximo à praia, a recomendação é para a bem montada e aconchegante ‘Pousada do Capitão’, com decoração temática muito apropriada.

 

PESCAR É AQUI

O Estado de São Paulo, com a sua fartura de bacias hidrográficas, oferece várias regiões para uma boa pesca. Uma das regiões que se destaca é a dos Grandes Lagos.

São dez cidades que se prepararam para receber você e seus amigos para uma boa pescaria, tanto quanto receber você e sua família para passeios inesquecíveis. E todas elas estão no noroeste do Estado, onde o clima é sempre verão e com paisagens inesquecíveis.

As cidades são: Cardoso, Indiaporã, Jales, Mesópolis, Mira Estrela, Pontes Gestal, Rubinéia, Santa Clara D’ Oeste, Santa Fé do Sul e Valentim Gentil. Em qualquer delas as Prefeituras estão aptas para atendê-lo ou orientar sobre as Agências de Viagens e Guias credenciados que poderão acompanhá-lo.

 

UM ALERTA: ÔNIBUS E AGÊNCIAS

Um perigo que merece um alerta. É dirigido principalmente às empresas de ônibus que chegam à capital trazendo visitantes ou mesmo compradores de um dia. O alerta é para as Agências e Transportadoras do Interior bem como de outros Estados. E, por que não incluir, também, as “donas-marias” da vida.

Acontece que a maioria dos motoristas desses ônibus viaja a noite toda e chegam exaustos à São Paulo, já iniciando alguns roteiros que levam o dia todo. Mesmo que alguns ônibus tenham dois motoristas, os reflexos não serão os mesmos, lembrando que a maioria deles faz a viagem de retorno no mesmo dia.

Essa mania de querer economizar um pernoite trás prejuízos (senão mortes) que não convém a ninguém. No caso de quem vem passear recomenda-se visitas à pé ou de Metrô, usando Guias de Turismo da capital que têm muita intimidade com a cidade e são os cicerones ideais.

Se não conhecer algum profissional, peça ajuda ao Sindicato dos Guias (11) 3327-2104 ou, então, escolha um Guia de Turismo pelo site www.sindegtursp.com.br. Ali você tem uma relação de todos os que são cadastrados no Ministério do Turismo, com seus respectivos dados.

Na relação você também encontra aqueles que trabalham em outras de nossas principais cidades turísticas. Experimente!

 

ÔNIBUS, TREM OU AUTOMÓVEL

De todas as maneiras você pode curtir o Circuito das Frutas. Além de poder pegar o seu carro a qualquer momento e seguir para uma das respectivas cidades, você também pode aproveitar as excursões de ônibus de algumas Agências de Viagens: Santa Rita (11) 2546-8000; Rizzatour (11) 4527-2000; ou Graffit (11) 5549-9569. Há também a opção do Trem Turístico que parte da Estação da Luz, na capital.

O interessante disso tudo é que ainda há muita gente que viaja até outros continentes para desfrutar de apenas uma parte disso, quando tudo do bom e do melhor está bem aqui, bem pertinho da nossa capital!

Vale a pena as nossas boas Agências de Viagens espalhadas por todo o interior e litoral do Estado se interessar em fazer excursões para o Circuito das Frutas. As cidades do circuito estão unidas, organizadas e coordenadas por um pessoal muito competente, interessado e honesto.

 

AS CIDADES

Jundiaí (11) 4589-8550, Itupeva (11) 4586-9026, Indaiatuba (19) 3875-6027, Louveira (19) 3878-4222, Vinhedo (19) 3876-2600, Valinhos (19) 3849-7790, Morungaba (11) 4014-7011, Itatiba (11) 4586-8567, e Jarinu (11) 4016-4611 são as cidades que se uniram para mostrar um agradável Roteiro Turístico Rodoviário ou Rodoferroviário.

 

AGORA INÊS É MORTA

Com esse título, nós comentamos o fim das eleições com os parabéns aos eleitos e aos reeleitos. E, foi quando nós pedimos aos mesmos que nessa nova gestão venham a ter mais atenção com a Cultura e com o Turismo.

Citamos que a expressão: “Agora é tarde, Inês é morta” é expressão atribuída a Inês de Castro, amante de D. Pedro que foi posta sentada no trono como rainha só depois de morta. (Os Lusíadas, canto III).

Lembra-nos Ana Lúcia Polessi, de Itatiba, um detalhe muito importante que sempre nos passa despercebido. Informa ela:

“- É sempre bom lembrar que este Pedro da história de Inês de Castro não é o nosso Pedro I, mas um príncipe português do século XIV. O nosso Pedro I teve muitas aventuras românticas e suas próprias tragédias amorosas, mas eles viveram em épocas bem distintas.”

Fonte e texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511

 

Comentários

Salete disse:

Conheço Ilhabela e gostei da matéria sobre ela,para os eventuais viajantes de plantão além das suas dicas queria acrescentar mais uma.Visite o site http://www.hoteispousadaslastminute.com.br,eu já usei como guia e achei otimo,com promoções de pousadas e muito mais.O que é bom acho justo compartilhar com os outros.Bjs