19/10/2017, 00:11

Denise Cursino

Pousada Praia do Portinho em Ilhabela amplia seu programa de eficiência energética e recebe prêmio

Fonte: Eliana Zani – Omnipress Comunicação Empresarial

– A Pousada Praia do Portinho, localizada em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, recebeu na última semana do IFC (International Finance Corporation) um prêmio por sua iniciativa em ampliar seu programa de eficiência de energia.

O IFC, órgão do Banco Mundial, concedeu este prêmio às empresas que adotam medidas de eficiência energética e que se tornaram cases. A premiação, com entrega das placas, foi realizada no hotel Renaissence, em São Paulo, durante o Sustentability Day. A Pousada Praia do Portinho, localizada em Ilhabela, inaugurada há três anos, foi a única do litoral norte de São Paulo a conquistar o prêmio. Segundo o proprietário da pousada, Leopoldo Pedalini Neto, com o programa proposto o estabelecimento, que já possuía ações de redução de consumo de energia deverá contabilizar uma economia adicional de até 30%.

Para chegar a esta meta, a Pousada Praia do Portinho, já reconhecida por sua preocupação ambiental, ingressou no Programa Pró-Hotéis de Eficiência Energética, que concede linhas especiais de crédito para investimentos no programa. Segundo Neto, a redução de gastos de energia elétrica anual deverá ser em torno de R$ 18 mil. “O valor do investimento será pago justamente com a economia que iremos alcançar com o programa”, explica o proprietário.

Uma das medidas adotadas pela pousada é relacionada ao uso dos equipamentos de ar condicionado em seus 20 apartamentos, que eram responsáveis por grande parte do consumo de energia. Para reduzir os custos, será instalado em cada unidade um sensor de calor e de presença dos hóspedes. Com isso, os equipamentos só poderão ser acionados com os hóspedes no interior dos apartamentos. “Possuímos o economizador tradicional de energia e alguns hóspedes burlam o sistema, inserindo qualquer cartão na leitora para deixar o ar condicionado ligado o tempo todo, ou mesmo o utilizam com as janelas e portas abertas gerando alto consumo de energia devido ao uso ineficiente do equipamento”.

Outra medida que já foi adotada pelo empreendimento para reduzir os gastos com energia foi a instalação de uma câmara frigorífica para acondicionamento de congelados de seu restaurante. O novo equipamento substituirá os seis freezers que foram adquiridos após a pousada abrir sua ala gastronômica para o público em geral. Também será instalado um gerenciador de energia via web junto ao relógio de entrada garantindo assim o controle de eventuais perdas.

A pousada

A Pousada Praia do Portinho, localizada a 4 km da balsa, ao sul da cidade, é uma das mais procuradas pelos turistas que frequentam a região. É também uma das poucas que possui piscina climatizada.

Em sua estrutura aconchegante há um restaurante e bar anexos, sauna a vapor, internet banda larga gratuita com wireless, salão de entretenimento, água com aquecimento central pressurizado e estacionamento interno. Toda a instalação é monitorada por câmeras durante 24 horas.

Os apartamentos têm decoração simples e elegante, mas mesmo assim, é um atrativo a parte. Contam com duas varandas, TV de LCD, ar condicionado split, ventilador de teto, frigobar e cofre. A pousada disponibiliza as suítes luxo casal, luxo e luxo máster.

O hóspede se sente em casa. Ao acordar, é possível ouvir o canto dos pássaros na extensa área verde que circunda a pousada. Uma placa na entrada do estacionamento indica quais espécies de aves vivem por ali. O café da manhã oferece uma variedade de produtos, para todos os gostos. Quem preferir curtir a tranqüilidade do lugar poderá relaxar tomando um drink à beira da piscina.

A pousada fica em frente à bucólica Praia do Portinho, bastando ao hóspede apenas atravessar a pista para acessá-la. O lugar se caracteriza por sua pequena faixa de areia e pelas águas tranquilas. Uma frondosa árvore oferece sombra nos dias de calor. Da praia é possível observar o Canal de São Sebastião, que é rota de baleias jubarte e Baleia-de-Bryde.

A Praia do Portinho está inserida no Santuário Ecológico de Ilhabela, criado em 1992 e protegido por lei municipal. Desde então, a caça-submarina, a pesca e a coleta de qualquer espécime foram proibidas na região. A fauna e a flora do ecossistema marinho do trecho entre a Ilha das Cabras e a Praia do Portinho são diversificadas, garantindo a diversão da criançada, que pode brincar com os peixinhos à beira mar.

SERVIÇO:

Pousada Praia do Portinho – Avenida Riachuelo n° 11, Portinho – Ilhabela – São Paulo (SP).

Tel: 55 (12) 3894 9400 – www.pousadapraiadoportinho.com.br

 

 

Comentários