25/06/2019, 10:00

Denise Cursino

Unimed na Praça: Novo Horizonte inicia sábado circuito que beneficiará população da região

Independente de serem beneficiários da Unimed, pessoas poderão aferir pressão e fazer testes de glicemia gratuitamente; ação visa promoção da saúde

Moradores de Novo Horizonte serão os primeiros, de um total de dezoito cidades percorridas, a receber a visita de profissionais da Unimed Catanduva no Programa Unimed na Praça. A ação consiste na realização de aferição de pressão arterial, testes de glicemia – serão feitos 300 exames, no total – e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), que mostra as condições da pessoa em relação ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além de orientações sobre alimentação e hábitos de vida saudáveis.

O objetivo, segundo explicou o Diretor de Desenvolvimento da cooperativa, Dr. Durval Ribas Filho, é orientar para que a população possa buscar melhoria na qualidade de vida. “E o melhor: é tudo gratuito”, ressaltou o Dr. Durval.

A equipe de profissionais da cooperativa estará em Novo Horizonte no próximo sábado, dia 20, na Praça Dr. Euclydes C. Castilho, a partir das 9 horas. Toda a população, mesmo quem não é beneficiário, poderá participar. “Catanduva deverá receber a nossa equipe em breve. A intenção é percorrer toda a nossa área de ação”, explicou o presidente da cooperativa, Dr. Armindo Mastrocola Júnior.

De acordo com o Diretor de Recursos Próprios, Dr. Everaldo Grégio, o Programa visa, principalmente, proporcionar a uma parte da população a possibilidade de melhorar os cuidados com a saúde. “Cada atendimento dura, em média, dez minutos – tempo que não costuma sobrar no dia a dia seja do trabalhador ou da dona de casa”, disse.

“Os testes são simples, mas suficientes para indicar, por exemplo, alterações na pressão arterial ou o indício de diabetes. É fundamental atentar-se para a saúde do corpo. Porém, a rotina, o dia a dia agitado, não nos permite dar a importância devida a esse cuidado”, disse o Diretor Superintendente da Unimed Catanduva, Dr. Raul Francisco Juliato.

Pessoas que apresentarem alterações durante a ação serão aconselhadas a procurar um médico de confiança para um diagnóstico apropriado.

Cidades

Além de Novo Horizonte, outras 17 cidades receberão a visita da Unimed Catanduva. São elas: Catanduva, Urupês, Itajobi, Elisiário, Santa Adélia, Ariranha, Pirangi, Palmares Paulista, Pindorama, Catiguá, Tabapuã, Paraíso, Novais, Irapuã, Ibirá, Marapoama e Embaúba. A intenção é de que a visita ocorra a cada 15 dias, até que o ciclo de municípios seja encerrado e o projeto retomado novamente na primeira cidade.

Cooperativismo

O projeto Unimed na Praça integra um dos sete Princípios do Cooperativismo: Interesse pela Comunidade. Isso porque também faz parte dos objetivos da cooperativa participar de ações que priorizam os cuidados com a saúde da população, tornando o acesso mais rápido e fácil.

“Esta nova campanha, idealizada pela diretoria, chegará à população de maneira direta, sem que haja qualquer custo para quem participar. Este é o melhor caminho para a prevenção de doenças e a promoção da saúde”, explicou o Diretor Financeiro da Unimed Catanduva, Dr. José Renato Pizarro.

Fonte: Helen Ventura – Comunicação

 

 

 

 

Comentários