18/11/2017, 09:57

Denise Cursino

Unimed Catanduva faz ação de conscientização para o câncer de mama

Outubro Rosa

Diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da doença

Neste mês celebramos o Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e com maior prevalência entre as mulheres. A importância do diagnóstico precoce e orientações sobre como lidar com a doença estão entre os assuntos que serão abordados no evento promovido pelo Departamento de Medicina Preventiva da Unimed Catanduva, que se realizará no dia 6 de outubro, às 18h30, no auditório da cooperativa.

Mulheres que fazem parte da Associação Sempre Viva darão depoimentos sobre a convivência com a doença. Além disso, haverá dicas sobre o uso de próteses mamárias de polietileno e de luvas de compressão para linfedema, ambas doadas pela própria associação. Em seguida, haverá palestra com o mastologista Dr. Eduardo Malaquias Chagas, cooperado da Unimed Catanduva, que falará sobre a importância do autoexame, diagnóstico precoce, tratamento do câncer de mama e os sinais e sintomas da doença.

As vagas para o evento são limitadas. A ação é destinada aos beneficiários da Unimed Catanduva. “Todos, inclusive os homens, são convidados a participar, já que o câncer de mama, apesar da prevalência entre as mulheres, também pode acometer pessoas do sexo masculino”, explicou o diretor de Recursos Próprios da Unimed Catanduva, Dr. Everaldo Grégio.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente, no Departamento de Medicina Preventiva da Unimed Catanduva, localizado na rua Sergipe, 583, no Centro de Catanduva, ou pelo telefone (17) 3531-3140.

Outubro Rosa

O movimento popular conhecido mundialmente como Outubro Rosa teve início em 1990, em Nova Iorque, durante a Corrida pela Cura. Desde então, o evento é realizado anualmente. Anos depois, outras cidades dos Estados Unidos começaram a aderir ao movimento e adotaram o mês de outubro como o principal para a realização das ações de prevenção. Atualmente, o Outubro Rosa é realizado em várias partes do mundo e tem como símbolo o laço cor de rosa. Seu principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Fonte: Letícia MinuttiEstagiária Comunicação

Outubro Rosa

Comentários