18/11/2017, 10:01

Denise Cursino

Novembro Azul: Colaboradores vestem “Azul” e incentivam diagnóstico precoce

Novembro Azul_Imprensa

Fonte: Comunicação Unimed Catanduva

Foto: Comunicação Unimed Catanduva

Quanto mais cedo descobrir a doença, maior será a chance de cura do paciente

A cada 40 minutos um homem é diagnosticado com o câncer de próstata. A Unimed Catanduva se engajou, novamente em 2017, na campanha “Novembro Azul”, iniciada hoje, dia 1 de novembro, que tem o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, precocemente, quando há mais chances de cura. Os colaboradores da área de atendimento da cooperativa vestirão, durante todo o mês de novembro, camisetas em alusão a campanha Novembro Azul. A camiseta, na cor azul, leva o logo da Unimed Catanduva, o laço azul simbolizando o combate ao câncer de próstata e a frase “Homem de verdade combate o câncer de próstata”.

A intenção da cooperativa é chamar a atenção dos homens, beneficiários ou não do plano de saúde, para a necessidade da prevenção. Nove em cada dez homens diagnosticados com a doença podem ter a chance de cura, caso o diagnóstico seja de forma precoce. A Unimed Catanduva recomenda para que os homens façam acompanhamento regularmente com seu médico urologista. “Com o diagnóstico precoce, é possível aumentar a chance de cura”, destacou o presidente da Unimed Catanduva, Dr. Armindo Mastrocola Júnior, alertando o quão é importante incentivar para o diagnóstico precoce da doença.

O urologista e cooperado da Unimed Catanduva Dr. Fernando Martins Rodrigues ressaltou que a os exames de prevenção devem ser feitos anualmente e não só no período de campanha. “50% dos homens ainda não procuram o urologista e não se importam em realizar o exame de prevenção (exame de toque retal). Entretanto, temos 14 mil mortes de câncer de próstata por ano. A boa notícia é de que nove a cada dez homens diagnosticados com a doença, podem ter o câncer curado se for diagnosticado de forma precoce”, ressaltou Dr. Fernando.

Atitudes preventivas

Para reduzir o risco de câncer de próstata, Dr. Fernando recomenda: não fume, evite a obesidade e o sedentarismo, pratique atividades físicas, e cuide da alimentação, diminua o consumo de gorduras, calorias, carne vermelha e aumente o consumo de frutas, cereais e chás.

Novembro Azul_Imprensa

 

Comentários