18/11/2017, 10:18

Denise Cursino

Unimed na Praça: 62,94% dos participantes em Sales estão acima do peso

Unimed_Sales (Unimed Catanduva)

Fonte e foto: Comunicações – Unimed Catanduva

Programa com foco na saúde da população já atendeu mais de 11 mil pessoas na região

A 5ª edição do Programa Unimed na Praça, promovido pela Unimed Catanduva, atendeu 143 pessoas no município de Sales, no último sábado, dia 28. Do total, 62,94% dos que passaram pelo circuito de exames, foram diagnosticadas acima do peso; 14,69% estão com a pressão alta; e 18,88% com o nível de glicemia alterado.

Os atendidos foram submetidos a teste de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corporal e, ainda, receberam orientações nutricionais. Simultaneamente as crianças brincaram no pula-pula e foram distribuídas pipoca a todos.

O Diretor de Desenvolvimento da Unimed Catanduva, Prof. Dr. Durval Ribas Filho, destacou a importância do trabalho realizado pela cooperativa em prol a saúde da população. “Por meio do programa, mais de 11 mil pessoas receberam atendimento gratuito e tiveram a oportunidade de prevenir doenças”, disse.

O policial militar, Edson Ribeiro Ognibeni, 42 anos, participou do programa pela primeira vez. “Não conhecia o Unimed na Praça e achei muito bom. Essa iniciativa deve ser repetida mais vezes para que outras pessoas participem. Por meio do Programa, é possível saber se há alguma doença e recebermos orientação correta sobre o que ser feito, como no meu caso, que descobri estar com a pressão alta”, disse.

O decorador de gesso João Luís de Freitas, 61 anos, não perdeu tempo e também chamou a família para participar. “Achei a ideia de vocês excelente. Até avisei no grupo da família para eles virem participar também, já que não é sempre que temos a oportunidade de realizar estes exames, que são oferecidos pelo programa.. São raras as atividades realizadas na área da saúde, de graça, para população”.

A dona de casa Josefa Maria Aparecida da Costa, 53 anos, é de Catanduva e já conhece o programa Unimed na Praça desde a primeira edição. “Já participei em Catanduva. Mas, como tenho rancho aqui em Sales, vim participar novamente. Esta ideia de vocês é muito boa e isso não pode parar. Porque, por meio dos testes, é possível saber mais sobre a saúde. ”, destacou.

O jardineiro Fernando Nunes de Azevedo, de 40 anos, foi surpreendido com o resultado dos exames. “O programa é ótimo. Por meio dos testes descobri alterações quem não fazia ideia. Estou com a pressão alta e, também, com o nível de glicemia alterado, além de estar acima do peso. Agora preciso perder peso e diminuir comidas gordurosas, para melhorar esses resultados”.

Unimed_Sales (Unimed Catanduva)

 

Comentários