11/12/2017, 00:13

Denise Cursino

Unimed na Praça em Irapuã: 71% dos participantes foram detectados com taxa de glicemia alterada

1711_UnimedPraca ( Unimed Catanduva)

Fonte e foto: Comunicação Unimed Catanduva

Teste de glicemia, aferição de pressão, cálculo do índice de massa corpórea e orientação nutricional fazem parte do programa

Visando realizar prevenção e orientação sobre a saúde de forma gratuita, a 5ª edição do Programa Unimed na Praça, promovido pela Unimed de Catanduva, foi realizado no último sábado, dia 11, em Irapuã, e atendeu 137 pessoas.

Do total de pessoas que passaram pelo circuito de exames realizados durante o Programa Unimed na Praça, 58% foram diagnosticadas acima do peso. Além disso, 81% estavam com pressão alta e 71% com o nível de glicemia alterado.

Durante quatro horas de atendimento na cidade, as pessoas que passaram pelo local e quiseram receber atendimento, foram submetidas a teste de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corpórea e receberam orientações nutricionais.

Ainda, simultaneamente aos testes, foi distribuída pipoca para todos que passaram pelo local. Além disso, as crianças puderam brincar no pula-pula, enquanto pais e responsáveis eram atendidos pela equipe da Unimed Catanduva.

O Diretor de Desenvolvimento da Unimed Catanduva, Prof. Dr. Durval Ribas Filho, destacou a importância do trabalho realizado pela cooperativa em prol da saúde da população. “O programa Unimed na Praça foi introduzido na Unimed Catanduva pelo Gestor de Comunicação, Paulo Toledo, com o objetivo de fazer com que as pessoas possam saber a sua condição de saúde relacionados ao peso, diabetes, alimentação, atividades físicas e mostrar os efeitos e benefícios de um estilo de vida equilibrado para evitar o desenvolvimento de doenças crônico degenerativas. O sucesso foi tão grande que algumas prefeituras nos solicitaram para que mais vezes estivéssemos presentes nas respectivas cidades, pois a população acolheu essa ideia de forma positiva”, disse.

Alguns dos moradores que foram atendidos em Irapuã falaram sobre o que acharam do Programa Unimed na Praça e da importância de receber orientações sobre a saúde:

“O Unimed na Praça é importante, porque aqui você descobre como está a sua saúde, já que passar pelo médico é mais complicado. Passando aqui com vocês descobri que preciso me cuidar urgente, que preciso perder peso. Se não me cuidar meu quadro pode evoluir para diabetes”, revelou a dona de casa, Gisele Modenez.

“Achei importante para acompanhar como está a saúde. Pedi que fizessem o teste em mim e no meu filho e sei que estamos bem. Minha preocupação maior era com meu filho, porque hoje em dia essas crianças não se alimentam direito e a gente fica preocupada. Mas está tudo certo com nós. Esse já é o segundo ano que eu participo do programa e adoro”, disse a costureira Maria Aparecida do Nascimento.

 “Achei esse programa ótimo, porque aqui na cidade muita gente não tem condições de fazer uma consulta como essas daqui. Esse programa eu não conhecia, passei a conhecer agora e adorei”, explicou o trabalhador rural, Marciano Pereira,.

“O Unimed na Praça é muito bom porque incentiva as pessoas a se preocuparem e a cuidar da saúde. Seria bom ter isso sempre para nós na cidade, porque é um incentivo a mais pra se cuidar. Essa é minha primeira vez que participo. Já vi vocês aqui no outro ano, mas não participei. Hoje resolvi participar e pretendo vir sempre que tiver o atendimento”, contou a professora, Cristina Baroni.

“Esse programa para mim é importante porque já tenho pessoas na família com diabetes. Então eu vim aqui para fazer o teste e ver como estava minha glicemia. Não conhecia o programa, mas adorei”, revelou a dona de casa, Aline Aparecida Cunha Vitoriano.

1711_UnimedPraca ( Unimed Catanduva)

Comentários