19/10/2018, 04:24

Denise Cursino

Antes de viajar, não se esqueça de doar sangue!

Family Reading City Map

Fonte e foto: Comunicação Unimed Catanduva

Estoque de bolsas de sangue costuma baixar no período de final de ano

 Chegou o final de ano e vai viajar? Já fez uma revisão no carro? Fez a reserva no hotel com antecedência? E já doou sangue? A última questão pode levantar dúvidas do porquê, mas a hematologista, Dra. Ana Carolina Doti, cooperada da Unimed Catanduva, explica que nesse período os hemocentros costumam disponibilizar mais bolsas de sangue. “No final do ano há mais festas, viagens e consequentemente a pessoa deixa de doar nesse período, justo quando há o aumento de uso de bolsas de sangue”, disse.

Quem pode doar?

Pessoas de 16 a 69 anos, no caso de menores de 18 anos, devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. No caso de maiores de 60 anos, poderá fazer o procedimento se doou antes dos 60 anos. Evitar alimentos gordurosos pelo menos quatro horas antes da doação e estar bem de saúde.

O tempo médio de recuperação é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. “O tempo é maior para mulheres por conta do ciclo menstrual, pois a mulher leva mais tempo para recuperar a quantidade de ferro”, explicou a especialista.

Quem não pode doar?

Não podem doar pessoas que tiveram câncer, hepatite depois dos 10 anos, leucemia ou leishmaniose, ou que tenham de 50 quilos – por conta do volume de sangue que é retirado-, mulheres grávidas e que estão amamentando. “Só podem doar mulheres após 12 meses do nascimento do bebê”, completou.

Casos para ter atenção

Pessoas com hipertensão, quem toma medicamentos controlados, portador de doenças crônicas; quem teve dengue, anemia, hipotireoidismo, entre outros, devem se informar o período em que podem doar sangue.

“A doação é um ato de bondade, não existe risco de contaminação, pois seguimos à risca as exigências do Ministério da Saúde. Além disso, uma bolsa de sangue pode salvar até três vidas”, completou Dra. Ana. O hemocentro de Catanduva está localizado na rua 13 de Maio, 974, no Centro. E funciona de quarta a domingo, das 7 às 13 horas. Informações: 3522-7722.

Curta a nossa fan page no Facebook e confira as novidades: www.facebook.com/unimedcatanduva

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e fique sempre por dentro dos acontecimentos: www.youtube.com/UnimedCatanduvaOficial

Mais informações, (17) 3531-3174.

Family Reading City Map

Family Reading City Map

 

Comentários