21/01/2018, 06:32

Denise Cursino

Peso Saudável registra emagrecimento de 86% de participantes

Warm up - couple exercising before jogging

Fonte: Comunicação Unimed Catanduva

Foto: Divulgação

Grupo faz parte do programa Medicina Preventiva que atendeu 60 pessoas durante o ano

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou o “Manual de Diretrizes para o Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar Brasileira”. De acordo com estudo, a proporção de beneficiários adultos de planos de saúde com excesso de peso vem aumentando desde 2008. Na contramão da pesquisa, a Unimed Catanduva por meio do grupo terapêutico ‘Peso Saudável Adulto’ que faz parte do programa Medicina Preventiva, busca reduzir esta estatística. De 60 atendimentos (10 pessoas por grupo) registrados neste ano, 86,66% beneficiários conquistaram a redução de peso.

De acordo com a responsável pelos grupos terapêuticos, a assistente social Melina Borges, o principal requisito para participação no grupo é de que o beneficiário apresente o Índice de Massa Corporal acima de 30 (obesidade grau I), ou que esteja com sobrepeso somado às doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial.

O grupo foi iniciado em junho de 2016 com a participação de 32 beneficiários, com a faixa etária entre 17 a 59 anos. Para 2018, 140 pacientes já estão inscritos no Peso Saudável.

Entenda

O Peso Saudável Adulto recebe pacientes de livre demanda, ou encaminhados pelos médicos, simultaneamente a equipe da Medicina Preventiva realiza o trabalho de busca ativa, na qual, tem como base um relatório mensal disponibilizado pelo Departamento de Estatística que os aponta pacientes em risco.

No grupo o beneficiário tem acompanhamento ambulatorial uma vez no mês, e duas vezes na semana tem aula teórica e prática, com uma equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, psicólogo, clínico geral e educador físico.

“No final de cada grupo, aqueles que não conseguem perder peso respondem uma pesquisa de satisfação, no qual nos ajuda a identificar melhorias e moldar o atendimento do grupo de acordo com o que regulamenta a ANS”, detalhou Melina.

 

Warm up - couple exercising before jogging

Warm up – couple exercising before jogging

Comentários