22/06/2018, 15:15

Denise Cursino

Viajando e aprendendo sobre Biodiversidade – Curso de Campo no Parque Nacional da Serra da Bocaina

Bromélia

Fonte: Maria Helena Antoniadis – A3 Comunicação

Fotos: Divulgação

Ideal para estudantes e também para amantes da Natureza esta vivência traz muito aprendizado sobre fauna e a flora e sobre primeiros socorros na Serra da Bocaina

Que tal realizar um trekking e ainda aprender sobre o que está se observando na natureza? A proposta do Curso de Campo sobre a Biodiversidade no Parque Nacional da Serra da Bocaina é da agência especializada em ecoturismo, a MW Trekking.

A ideia é apresentar a biodiversidade e a conservação da Floresta fazendo um turismo consciente e sustentável. Para o final de semana de 19 a 21 de Janeiro, a MW Trekking convidou uma turma de peso para palestrar sobre os répteis, aves, mamíferos e a vegetação do Parque Nacional Da Serra da Bocaina (uma das maiores áreas de preservação de mata atlântica), localizada entre São Paulo e Rio de Janeiro. Neste curso haverá também orientações sobre Prevenção e primeiros socorros para acidentes por animais peçonhentos e Educação Ambiental.

Durante o curso serão abordadas as riquezas, os aspectos bio-ecologicos, status e ameaças, fitofisionomia, áreas de conservação, noções básicas e conceituais sobre educação ambiental, inserção na legislação e outros temas.

Após as palestras haverá o passeio em campo com caminhadas em trilhas guiadas com percurso ao Mirante do Príncipe e às cascatas da Onça e Paredão onde serão apresentadas as noções básicas sobre o ecossistema e a vegetação e encontros ocasionais com a fauna local. O curso oferecerá certificado emitido pela MW Trekking e assinado pelos docentes. Total de dez (10) horas de aula teórica. Valor do pacote: R$ 1390,00 casal e R$ 695,00 por pessoa em quarto quadruplo.

Programação:

 

  • Dia 19 – Sexta-feira

19:30 – Check-in no escritório da MW Trekking em São J. do Barreiro.

20:00 – Subida em condução própria do participante até a Pousada Recanto da Floresta.

21:30 – Jantar (comida caseira feita com primor em fogão à lenha).

 

  • Dia 20 – Sábado

 

07:00 – Café da Manhã.

08:00 –Palestra “Parque. Nac. da Serra da Bocaina” – Me. Herbert S. Freitas

09:00 – Palestra “Educação  ambiental” – Esp. Angelita P. Rodrigues

10:00 – Palestra “Anfíbios” – Dr. Francisco L. Franco

11:00 – Palestra “Flora” – Me. Herbert S. Freitas

12:30 – Almoço (comida caseira feita com primor em fogão à lenha).

13:30 – Caminhada de 12km (ida e volta) até o alto do Mirante do Príncipe (1900m – levar lanterna).

20:30 – Jantar (comida caseira feita com primor em fogão à lenha).

21:30 as 23h – Apresentação de literatura/ discussão em grupo

 

  • Dia 21 – Domingo

 

07:00 – Café da manhã.

08:00 –Palestra “Répteis” – Dr. Francisco L. Franco

09:00 – Palestra “Aves” – Dra. Maria T.O.M. Franco

10:00 – Palestra “Mamíferos” – Esp. Angelita P. Rodrigues

11:00 – Palestra “Prevenção e 1º socorros p/ acidentes com animais peçonhentos ” – Me. Herbert S. Freitas

12:30 – Almoço

13:30 – Caminhada de 2km até as Cascatas da Bocaina.

16:00 – Check-out e descida da Serra da Bocaina

 

Sobre os palestrantes

O curso será ministrado pela equipe de professores formada por profissionais que realizam pesquisas  na região há cerca de 13 anos.

 

Dr. Francisco L. Franco – Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é pesquisador científico nível V do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia de répteis e curadoria de coleções zoológicas.

Dra. Maria Tereza Osório Mallmann Franco – Bióloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2002). Atua na docência do ensino superior desde 1995 em cursos da área da saúde e educação. Tem experiência na área de Zoologia e disciplinas afins com ênfase em Morfologia.

 

Me. Herbert Serafim de Freitas – Bacharel (2005) e Licenciado (2006) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, Mestre em Botânica pela USP (2010). Consultor Ambiental nas áreas de Botânica e Zoologia é guia de Ecoturismo da empresa MW Trekking na Região da Serra da Bocaina desde 1998 e membro da Equipe do Projeto Ecossistemas Costeiros (IB-USP). Publicou 12 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Experiência na área Botânica (ênfase em taxonomia de espécies arbóreas da Mata Atlântica), e na área zoológica (diversidade e conservação de répteis e anfíbios).

Esp. Angelita Pereira Rodrigues – Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdades Integradas Teresa DÁvila/SP (2011). Especialização em Perícia Ambiental pela Unisal/SP (2014). Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade pelo Senac/SP (2017). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em espécies arbóreas. Desenvolveu um projeto de levantamento etnozoológico de mamíferos de médio e grande porte dos municípios de Areias e São José do Barreiro, SP. Colaboradora de pesquisas do Instituto Butantan.

Para saber mais sobre a programação e valores acessar o site: www.mwtrekking.com.br

Comentários