11/12/2018, 08:42

Denise Cursino

UHSDom completa renovação de respiradores nas UTIs

UHSDom completa renovação de respiradores nas UTIs (Unimed Catanduva)

Fonte e foto: Karyn Azevedo – Comunicações Unimed Catanduva

Investimento em tecnologia garante a qualidade e a segurança para pacientes e profissionais nas Unidades de Terapia Intensiva do UHSDom

 Todos os 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo Adulto do Unimed Hospital São Domingos (UHSDom) estão equipados com ventiladores da marca Puritan-Bennetti 840, reconhecidos internacionalmente como os mais avançados.

Há poucas semanas, as três últimas unidades foram adquiridas e todos os leitos estão equipados com os novos aparelhos. Segundo o médico intensivista José Braz Cotrim, cooperado Unimed Catanduva e coordenador da UTI Adulto, são aparelhos com todas as modalidades ventilatórias, completos, seguros, silenciosos, de baixa manutenção e excelente custo-benefício. “A diretoria soube negociar muito bem a compra destes equipamentos alcançando um bom valor com poder de negociação”, apontou. A UTI Pediátrica também recebeu respiradores da mesma marca.

Dr. Braz aponta que a diretoria se mostra muito sensível às demandas do setor e hoje é possível afirmar que as duas unidades no hospital estão completas e acima da média, quer seja nos níveis de monitorização, tratamento ou retaguarda 24 horas. “Buscamos ser o melhor centro de tratamento intensivo. Para isso é necessário investir em tecnologia, em profissionais capacitados e humanizados”, apontou.

Quando se fala em equipe, o intensivista reforça a qualidade dos profissionais que lidam com situações de estresse constante. “Temos um técnico para cada dois leitos, como é preconizado pelas normas que regulamentam o tratamento intensivo, e equipes com alta qualificação”, explicou.

Futuro

Com investimentos constantes, e atenção à necessidade de continuar aprimorando, a diretoria do Unimed Hospital São Domingos anunciou mais obras e ampliações. O projeto arquitetônico está pronto, a obra já foi iniciada e o próximo passo será uma ampliação exponencial da área da UTI Adulto. “Vamos quadruplicar nossa área e, novamente, colocar o nosso hospital na vanguarda. Teremos os mesmos dez leitos com maior espaço individual, com dez metros quadrados por leito, de modo a permitir a presença de familiares dos pacientes”, explicou Dr. Braz.

Segundo especialistas, a presença de familiares no tratamento intensivo – que obedece a alguns critérios – permite a recuperação mais rápida do doente em estado grave e potencializa a humanização no tratamento oferecido pelo hospital. Além disso, estes acompanhantes se qualificam para dar mais qualidade de vida ao familiar quando tiver alta.

A nova UTI também terá outros três leitos de tratamento semi-intensivo.

 Aparelhos de ressuscitação manual

Os aparelhos manuais usados para a ressuscitação dos pacientes também estão sendo gradativamente substituídos nas unidades de terapia intensiva do Unimed Hospital São Domingos. Segundo o médico intensivista, Dr. José Braz Cotrim, os novos aparelhos são da marca Ambu, mais eficientes, que permitem melhor manipulação por parte dos profissionais envolvidos no procedimento e mais duráveis. O especialista explicou que é comum que os hospitais usem aparelhos genéricos, com menor eficiência e durabilidade.

UHSDom completa renovação de respiradores nas UTIs (Unimed Catanduva)

Comentários