21/04/2019, 14:49

Denise Cursino

“Brotas, sempre uma nova emoção”

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Fonte: Ieda Rodrigues – Lettera Comunicação

Foto: Sandro Fraga

Objetivo da Secretaria de Turismo é comunicar com maior clareza as características do destino e a estrutura turística, que evoluiu muito na última década

 O turista que visitou Brotas há uma década e retorna agora percebe rapidamente a evolução do destino tanto pela quantidade quanto pela qualidade das atrações, dos meios de hospedagem e da gastronomia. A cidade, conhecida como capital nacional do turismo de aventura, é mais que aventura. É lugar para se reconectar com a natureza, viver novas experiências e emoções, descobrir novos sabores e texturas, testar limites ou simplesmente desligar-se de tudo. Isso porque Brotas tem atividade e estrutura para todos os perfis de turista e de todas as faixas etárias, dos avós às crianças. É lugar para ir com a família. E é isso que a Secretaria de Turismo quer comunicar com maior clareza. Com o slogan “Brotas, sempre uma nova emoção”, o novo vídeo institucional da estância turística foi lançado oficialmente em Brotas no último sábado (23/03) e está disponível nas mídias sociais e no site da Secretaria de Turismo. Em breve, o slogan estará também na campanha de marketing do destino turístico.

O slogan integra o Plano de Marketing da Estância Turística de Brotas, um processo colaborativo entre a Secretaria de Turismo, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Associação das Empresas de Turismo de Brotas (Abrotur) e a agência Criah Comunicação, especialmente contratada para ajudar a compreender o cenário do turismo no destino, o perfil do turista e definir as estratégias e ações mais indicadas para qualificar e impulsionar a atividade econômica. O Plano de Marketing é um instrumento norteador para as políticas públicas e para a iniciativa privada, explica Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas. “O nosso turismo nasceu e cresceu graças às belezas naturais do município. Mas para fidelizar quem nos visita e atrair novos turistas, tanto o poder público quanto a iniciativa privada, precisam entender o cenário turístico local, o posicionamento de Brotas entre outros destinos turísticos e trabalhar com planejamento estratégico para evoluir, melhorar, diversificar e crescer de forma sustentável. Ou seja, perfeito para o turista e ótimo para o brotense. É bom ressaltar que o turismo é uma atividade que gera emprego e renda. Aqui, o setor responde por cerca de 25% dos empregos diretos no município, com carteira assinada, além dos temporários e indiretos, já à frente do agronegócio. Por isso precisávamos de um Plano de Marketing”, frisa Pontes.

Brotas foi a primeira cidade do Brasil a criar uma lei específica de turismo de aventura e natureza e que inspirou o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) a implantarem a normalização do turismo de aventura e ecoturismo no Brasil, através do Programa Aventura Segura. Em julho de 2014, o reconhecimento pelo destino foi consumado, com a elevação de Brotas à categoria de Estância Turística. Em 2015, entrou em vigor a Lei do Voucher Turístico, gerando fundos para investimento na estrutura turística, além de aumentar a arrecadação municipal com o turismo. Nos últimos anos, Brotas ganhou novos empreendimentos de hospedagem e alimentação e viu surgir mais atividades na terra, na água e de técnicas verticais, ampliando o portfólio de atrações para os turistas.

Outra mudança do destino é a organização de sítios turísticos em ecoparques, espaços que unem atrativos da natureza a atividades de turismo de aventura e ecoturismo estruturados para receber não só quem procura aventura, mas quem quer descansar e relaxar. “Já temos em Brotas nove ecoparques, que são espaços que atendem muito bem a expectativa do turismo em família. Isso porque oferecem atividades diversificadas, de leves a radicais, estrutura como vestiário, restaurante e piscina, e tudo de forma organizada, planejada. É o que quem viaja em família, com crianças e com pessoas mais velhas, busca. Aliás, o vídeo institucional mostra muito bem isso tudo”, comenta o secretário de Turismo.

Já ultrapassando a marca dos 300 mil turistas anuais, Brotas sai na frente das demais estâncias turísticas do Estado de São Paulo ao contar com assessoria de imprensa especialmente contratada para a divulgação do destino e agora com o Plano de Marketing. “Participamos da Aprecesp (A Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo) e temos a honra de saber que estamos um passo à frente da maioria neste quesito de comunicação. Já há um bom tempo contamos com a assessoria de imprensa para o turismo, trabalho a cargo da Lettera Comunicação, e agora temos o Plano de Marketing para colocar em prática. Tem muito trabalho pela frente, mas sabemos que estamos evoluindo”, acrescenta Pontes.  E ele revela que Brotas está prestes a conquistar, oficialmente, o título de capital nacional do turismo de aventura. “Está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei, de autoria do deputado federal Capitão Augusto, que confere ao município a designação de “capital nacional do turismo de aventura”. Inclusive, no último sábado, tivemos um ato público aqui em Brotas de apresentação deste projeto”, finaliza.

 

 

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