25/06/2019, 08:17

Denise Cursino

Grupo de Estudo entre UNIFIPA e UFSCar realiza reunião

SONY DSC

Fonte: Mauro Assi – Fundação Padre Albino

Foto: Divulgação

No final do mês de março foi realizada reunião, via skype, entre os docentes Profa. Ma. Janaína Ornelas Thomazini e Prof. Me. João Cesar Jacon, os graduandos Tatiane Veteri Coneglian (3ª série) e Mariana Seguesse Rizzo (2ª série) do curso de Enfermagem da UNIFIPA, e a Profa. Dra. Ana Maria Napoleão, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com o objetivo de revisar cinco diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA-I) e publicação em exemplar da edição 2021-2023.

A reunião marcou o início das atividades de pesquisa que serão realizadas em parceria entre docentes e graduandos da UNIFIPA e UFSCAR no Grupo de Pesquisa em Sistematização da Assistência de Enfermagem e Sistemas de Classificação (SAESC) da UFSCar. As atividades do grupo se embasarão na revisão por meio da metodologia Scoping Review e acontecerá semanalmente, com agenda de reuniões presenciais e via skype, entre as duas instituições de ensino superior.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, a parceria fortalece o ensino, além de enriquecer a formação em ambas as instituições. “Os estudos de um diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre respostas/experiências atuais ou potenciais do indivíduo, família ou comunidade aos problemas de saúde/processos de vida. Isto proporciona a base para a seleção das intervenções de enfermagem de forma a atingir resultados pelos quais o enfermeiro é responsável”, explica.

Atualmente a taxonomia da NANDA-I inclui 234 diagnósticos de enfermagem que são agrupados (classificados) em 13 domínios (categorias) da prática. São os diagnósticos de enfermagem que direcionam os cuidados e colaboram para individualizar e qualificar a assistência prestada pelo enfermeiro e sua equipe.

Foto: As reuniões serão realizadas via skype, no Câmpus Sede da UNIFIPA.

SONY DSC

SONY DSC

Comentários