19/05/2019, 06:32

Denise Cursino

Bióloga de Camarões chega a Catanduva para intercâmbio na UNIFIPA

Hadidjatou e Prof. Dr. Antonio Carlos de Araújo, Profa. Dra. Ana Paula Girol

Fonte: Mauro Assi – Fundação Padre Albino

Foto: Divulgação

No dia 29 de abril, a bióloga camaronesa Hadidjatou Dairou chegou a Catanduva para intercâmbio na UNIFIPA. Durante seis meses, ela desenvolverá parte de sua pesquisa de doutorado em tratamentos fitoterápicos para a aterosclerose nos laboratórios multidisciplinares I e II e de cultura celular, sob supervisão da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol. Na pesquisa serão testadas as atividades anti-inflamatórias de dois extratos das plantas medicinais, a Garcia brasilensis (bacupari), da Mata Atlântica brasileira, e Garcinia Kola,  de Camarões, país da região ocidental da África Central.

“Eu escolhi a UNIFIPA primeiro porque li muitos artigos da Profa Ana e achei o trabalho dela muito interessante. Conversamos por meses antes de tomar uma decisão e ela sempre falou comigo sobre a UNIFIPA com muita humildade. Ela me disse assim: ‘aqui podemos fazer grandes coisas’ e como estou aqui vejo que todos são extremamente gentis e acolhedores, que o trabalho é feito com muita facilidade e respeito. Eu não acho que fiz apenas uma boa escolha, mas acho que fiz a melhor escolha”, contou a intercambiária Hadidjatou Dairou.

Hadidjatou Dairou

Hadidjatou Dairou é Bióloga com Mestrado em Ciência e Tecnologia. Ela veio de Yaoundé, Camarões, onde trabalha como assistente de pesquisa em Laboratório de Farmacologia e Toxicologia, Centro de Pesquisa de Plantas Medicinais e Medicina Tradicional, do Instituto de Pesquisa Médica e Estudos de Plantas Medicinais, Ministério da Pesquisa Científica e Inovação. Os campos de pesquisa que ela trabalha são doenças cardiovasculares, doenças do sistema nervoso central, câncer, descoberta de medicamentos (atividade anti-inflamatória de medicamentos e antioxidante).

Camarões, oficialmente a República dos Camarões ou República do Cameroun, é um país da região ocidental da África Central. Faz fronteira com a Nigéria a oeste; Chade a nordeste; República Centro-Africana a leste; e Guiné Equatorial, Gabão e República do Congo, ao sul.

Foto: Hadidjatou cumprimenta o pró-reitor acadêmico e de graduação da UNIFIPA, Prof. Dr. Antonio Carlos de Araújo: ao fundo, a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol.

Hadidjatou e Prof. Dr. Antonio Carlos de Araújo, Profa. Dra. Ana Paula Girol

Comentários