19/05/2019, 06:22

Denise Cursino

Confira a programação do Sesc para esta semana

5 - 05.2019 - Musica - Pan Bras Afree kee - 2

Fonte: Bruna Oliveira Martins

Fotos: Divulgação e créditos nas fotos

Com uma proposta artística única, unindo o tradicional ao moderno, a banda Horoyá se apresenta esta quinta, dia 16, com um repertório amplo que vai do Pop ao Funk/Jazz. Höröyá é um grupo de música instrumental da cidade de São Paulo, fundado em 2015 por André Piruka, principal compositor, arranjador e percussionista. Sua composição é de 13 integrantes, entre brasileiros e senegaleses, que têm como influências as culturas tradicionais de países do oeste africano como Guiné, Mali e Senegal e diversas vertentes afro-brasileiras, como o samba e toques de candomblé, o afrobeat da Nigéria e de Gana e a musicalidade afro norte-americana, como o funk e o jazz. O show acontece no Sesc Catanduva pelo projeto Quintas do Samba e começa às 20h15, no Quiosque A. A entrada é gratuita.

O grupo possui os discos: Höröyá (2016) e Pan Bras’Afree’Ke, Vol. 1 (2017). Em 2019 lança o terceiro: Pan Bras’Afree’Ke Vol.2. Sua sonoridade contempla instrumentos tradicionais africanos como ngoni, dunun, djembe, balafon, krin, sabar e tama soando junto com a brasilidade dos atabaques, berimbaus e cuíca e a contemporaneidade de guitarras, saxofones, baixo, trombones e trompetes. Desta forma, o grupo propõe uma nova musicalidade, ressignificando origens e influências das matrizes africanas.

Höröyá é uma palavra de origem Mandeng, cultura do oeste da África, que significa “liberdade”, “autonomia”, “dignidade” e foi o termo usado durante a luta anti-colonialista na Guiné, para a afirmação de seus caminhos e ideais.

cinema
Festival Melhores Filmes 2019
VIVA – A VIDA É UMA FESTA
Miguel é um menino de 12 anos que deseja ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos.
Dia 14, terça, 19h30. No Sala de Ginástica.
Grátis.
Link de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iLmZZV-Nkuk&feature=youtu.be

cinema
BENZINHO
Benzinho é um filme de drama brasileiro de 2018 dirigido e escrito por Gustavo Pizzi. Previsto para ser exibido no Festival Sundance de Cinema, foi selecionado para a competição da sessão principal. O longa é protagonizado pela atriz Karine Teles, no papel da mãe protetora, Irene. No filme, a atriz atua com seus filhos, os gêmeos Francisco e Artur Teles Pizzi e é dirigida pelo seu ex-marido.
Dia 15, quarta, 19h30. No Espaço da Mangueira.
Grátis.
Link de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uOjeD6K469Y&feature=youtu.be

música
Höröyá
O grupo Höröyá apresenta seu segundo disco, Pan Bras’Afree’Ke Vol.1 com faixas que foram gravadas e produzidas entre São Paulo, Bamako (Mali) e Bobo-Dioulasso (Burkina Faso), no Oeste da África. O disco tem como como conceito o movimento Pan Africano, que aqui incluindo o Brasil, une também Guiné, Mali, Senegal e Burkina Fasso.
Sob comando de André “Piruka” e com co-produção do grande maestro Cheick Tidiane Seck, um dos grandes nomes da música do Mali e do continente africano, as músicas contam também com a participação de outros grandes músicos locais, como Petit Adama Diarra e Barou Kouyate, que somam diversos timbres as faixas, com balafon, tama, kamele ngoni, djeli ngoni e os famosos teclados do maestro.
Dia 16, quinta, 20h15. No Quiosque A.
Grátis.
Link de vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=e82-1Vhxu68&feature=youtu.be

teatro
ESPETÁCULO DAMA DA NOITE
Baseado no texto  de Caio Fernando Abreu, o espetáculo traz a força de milhares de outros corpos, almas, pessoas que se encontram e uma situação niilista, se sentindo por fora do movimento da vida. É o eco-reflexo  de uma multidão que aprisiona seus sentimento e suas angústias por se encontrar em um mundo que ainda não aprendeu a respeitar. Com Luiz Fernando de Almeida.
Dia 17,sexta, das 20h30 às 21h30. Sala de Ginástica.
Grátis. Ingressos no dia da atividade.
Link de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=om6udkGeiBQ

contação de histórias
UM CANTO EM ACALANTO
Intervenção poética-musical, na qual serão abordadas cantigas e brincadeiras específicas dos pequenos, usualmente realizadas com os adultos, ampliando assim este repertório dos pais e criando momentos acolhedores e de extrema importância no desenvolvimento das crianças.
Dia 18, sábado, 10h30. No Espaço de Brincar.
Grátis.
Link de vídeo: https://www.facebook.com/sescspcatanduva/videos/2285050571775233/

 

Comentários